Xuntança Silheda, 29 de Setembro de 2018

Atenção Irmandinhos.
Atenção Confraria do Vinho Verde.
Atenção confrades e Confrarias vitivinícolas e enograstronómicas de Alem e aquem Minho.

O Supremo Sanedrim da imprescindivel, sobria, sobranceira, inefavel, divertida, divergente, famosa e indulgente (entre outros méritos) Irmandade dos Vinhos Galegos, confuso e dubitativo perante o equívoco na coincidencia do tempo atmosférico com o tempo astronómico, de se seria ele mesmo ou seria o inicio das epocas astronómicas quem andaria trabucado, ja que a pesar de realizar todo tipo de consultas com astrònomos, meteorológos, cientistas, adivinhos, cartas austrais e momentos históricos, e que todas concordavam em que o inicio de cada estação coincidia sensivelmente com o dia 21 de determinados meses e que nas nossas convocatorias respeitavamos a coincidencia, últimamente resultava que quando correspodia entrar o equinocio ou solsiticio com sol o fazia com chuva ou vento ou frio ou as avessas. Para sair de dúbidas decidimos ignorar neste caso o inicio do equinocio e como que pasavamos dele sem que implicase incumplimento estatutario, largándonos para a reunião alá ao dia 29 de setembro, agardando a ver como reage o equinocio ao chegar e ver que nem o agardamos nem o celebramos porque se o tempo atmosférico pode fazer o que lhe pete tambem nos podemos fazer o que nos venha em ganha. Asím que, com esta justificação previa, o Sanedrím acordou em reunião de hoje mesmo, 3 de setembro do ano 2.018, e por unanimidade

CONVOCAR PARA O DIA VINTENOVE DE SETEMBRO, EM QUE ANDAMOS, CAPITULO CORRESPONDENTE AO EQUINOCIO DE OUTONO (chegar como chegue) NO MOSTEIRO DE CARBOEIRO (Silheda)

No anterior capítulo, celebrado em Cambados, o Irmandinho Maril sugeriu como possivel para este Capítulo o Mosteiro de Carboeiro, sito no Concelho de Silheda, proposta que foi aceptada polos assistentes. Para concretar possibilidades deslocouse ao lugar este Preboste que, acompanhado e ilustrado por Maril, depois de visitas, conversas, entrevistas e propostas, alem da disponibilidade, facilidades e colaboração por parte do Alcalde, ao que desde aquí rendimos particular agradecimento, artelhamos o seguinte protocolo: Celebrar a cata no Mosteiro de Carboeiro, proximo á Fervenza do Toxa, com um entorno excepcional de flora e fauna, no Museo, para a que o Concelho nos fornecerá toda a infraestrctura necessaria e visita guiada ao Monumento, e Maril os camareros precisos; a Investidura de novos Irmandinhos terá lugar na igreja románica (impresionante edificio de pedra com espectacular interior, Cabeceira assentada sobre uma cripta única no románico peninsular e ambas tenhem girola e tres ábsides radiais, variedades nas abobadas, utilizando ja as de cruzaria, que antecipa o gótico ) do Mosteiro. O aperitivo e almoço na Casa Grande de Fuentemayor. 

Os actos discurrirám do seguinte jeito:

12 h. Chegada ao Mosteiro, entrada ao Museo. O itinerario para o Mosteiro, tomando como ponto de inicio a vila de Silheda, no proprio casco urbano apanhar a Rua da Estação, seguidamente a estrada PO-211 e posteriormente a PO-6054 direcção Carboeiro.

Faremos cata comentada dos seguintes vinhos:

Brancos:
“LA MAR”, das adegas Terras Gauda, monovarietal de cainho branco, subzona de O Rosal, D.O. Rias Baixas.
“LA TRUCHA ROBLE VENDIMIA TARDIA”, da adega Finca Garabelos; um monovarietal alvarinho, vindimado no fim de outubro de 2016, com crianza em barrica de carvalho. Subzona do Condado, D.O. Albariño.
“EMILIO ROJO”, da adega de Emilio Rojo, polivarietal de Treixadura e Lado, do 2.016. Subzona de Arnoia, da D.O. Ribeiro.
Como uma zona da Comarca do Deza figura dentro da D.O. Rias Baixas, Maril vai-se ecarregar de aportar um alvarinho da subzona, ampardo pola D.O., para a cata.
Tintos:
“QUINTA DA PEZA”, da adega Quinta da Peza; cepas nobres de Valdeorras com crianza em barrica de carvalho; polivarietal de Mencia, Tempranilo e Merenção; subzona de A Rua, da D.O. Valdeorras,
“JOAQUIN YAÑEZ”, de adega de Joaquin Yañez; polivarietal das castes mais significativas do Ribeiro; subzona do Avia da D.O. Ribeiro; foi qualificado como o melhor tinto da última colheita pelo Conselho Regulador no acto celebrado este ano pola D.O. no Mosteiro de São Clodio.

13 h. Entrada á igreja, visita guiada e seguidamente entronização de novos irmandinhos..

14 h. Saida para a Casa Grande de Fuentemayor, e ainda que iremos todos juntos, por se alguem se desligase do grupo no trajecto, indicamos que regresamos polo mesmo itinerarioo até Silheda e desde ali apanhamos a PO-201 até o lugar de Cortegada em cuias proximidad4es se atopa a Casa Grande , o teléfono é o 986592001 e entre o Mosteiro e a Casa Grande pode haver uns 13 kmts.

14’30 h. Convivio e aperitivo consistente em:
Delicias de lacon prensado, montadinhos de mousse ibérico, Boulevants de salpicão, Pementos sherry recheos de queijo crem, bocadinhos de omelete de Laro, chouricinhos em molete de aldeia, empanadas variadas de Bandeira (bacalhau com passas, atun e vitela) e pementos de Padrom.

15’30 h. Almoço no Salão de respeito da Casa Grande, consistente em:
1º.- Legumes da comarca, preparadas ao estilo Fuentemayor 2º. Capom de Curral de Cruces com patacas douradas e guarniciom. 3 Tarta de milfolhas e geado de baunilha.

Café e licores galegos.

O vinho para toda a comida será branco e tinto VIÑA DO CAMPO, das adegas de Jerónimo do Campo, D.O. Ribeiro.

Se alguem tocar algum instrumento musical, bom, se alguem cantar (cantar é cantar bem se não canta bem não é cantar) bom e se não cantamos falaremos antes da tocata e fuga

De todo o que eu, Preboste, vos dou conta ao tempo que desejo boa viagem, encomendo prudência na estrada, aconselho chegar com tempo para aproveitar completos os actos, acodir com a boa disposição de sempre e pido, pido, pido que comuniquedes, a ser possivel sem demora, vossa disponibilidade para assistir (temos que saber de voçes e saber quantos somos para o Restaurante), como sempre aos c.e. irmandadedosvinhosgalegos@gmail.com, nemebarxa@barxadvogados.gal, jmfanguiano@gmail.com e apascual@advgrupo.com, ou teléfonos 988228420 (Barxa), 686964 (Anguiano) e 636990336 (Pascual)

Fraternal abraço virtual, confiando que se covirta em pessoal, de
Nemésio Barxa.
Preboste da Irmandade dos Vinhos Galegos.