Convocatoria Capitulo e Oferenda apostolo em Compostela 2022, 18 de Xuño 2022



Caros Irmandinhos: Há poucos dias (tal vez noites) vivi uma historia que vou contar (com vosso permisso) ao jeito antigo: “Via eu chegar á cidade santa de Compostela cavaleiros nas suas monturas que ao descavalgar deixavam em mãos de seus escudeiros no lugar adequado para sua guarda e se dirigiam pressurosos á compostelana Praça dos Cavalos ou Praça das Pratarias, onde reunidos numerosos irmandinhos encapados, acedem, subindo ligeiros a escadaria, á porta da Catedral que atravessam sérios e em silencio até achegar-se, respeitosos, ao pé do altar maior, momento no que observo no Santiago Matamoros uma olhada áspera e retadora e identifico, com assombro, a quem a devolve como o famoso estudante de Salamanca, dom Felix de Montemar, com mirar “irreligioso y valiente, altanero y reñidor”. Acordo, espantado, nessa altura de meu ensono e penso que na oferenda que me encomendastes redigir (máximo folio a duplo espaço e por uma soa cara, da que vos ei passar copia) tenho que deixar refletido que nós imos a visitar ao Santiago apostolo, peregrino e humilde, não ao guerreiro e lutador..

Dado conta do anterior, solicitando vossa indulgencia e com declaração de saúde mental adequada para minha idade, ainda que todo é discutível, disponho-me a cumprir a encomenda que me faie o Sanedrim de redigir, comunicar, ratificar e dar publicidade ao ACORDO DE CONVOCAR CAPÌTULO CORRESPONDENTE AO SOLSTICIO DE VERÃO, DA IRMANDADE DOS VINHOS GALEGOS, NESTE ANO JACOBEU BIS COM OFERENDA AO APOSTOLO NA CATEDRAL COMPOSTELANA.

E assim FACEMOS SABER, a todos os Irmandinhos da Irmandade dos Vinhos Galegos (que já forom os primeiros em sabelo, como corresponde), á nossa germanada Confraria do Vinho Verde (com a que este ano não contaremos por coincidência de atos), a todas as confrarias vinícolas amigas de aquém e alem Minho, ás confrarias eno-gastronómicas, especialmente a “Panela ao Lume”, e todos os que lerem, escuitarem ou tiveram notícia que

A IRMANDADE DOS VINHOS GALEGOS CELEBRARÁ CAPÍTULO DO SOLSTICIO DE VERÃO O PROXIMO DIA DEZAOITO (18) DE JUNHO DO 2.022 EM COMPOSTELA.

Capítulo que nesta oportunidade integrará a OFERENDA AO APOSTOLO SANTIAGO no seu Ano Jacobeu.

E que pretendemos decorra do seguinte jeito: 1. Ponto de Encontro. Limite 11’30 h. na Praza de Pratarias. Hora na que acederemos á Catedral para situarnos, no possível, nos lugares mais próximos ao altar pois, ainda que ei seguir insistindo, temos muito difícil atopar sítio para colocar-nos todos juntos; teremos rente do botafumeiro reservados dous bancos de 4 praças cada um que ocuparam os irmandinhos mais necessitados. 2. 12 h., na Catedral, funcionamento do botafumeiro e leitura da Oferenda (aconfessional, dentro das diversas sensibilidades) da Irmandade ao Apostolo. Ao remate saída para o Hostal. 3. 13 h. Hostal dos Reis Católicos, Sala de Arte. CATA COMENTADA dos 5 vinhos seguintes: Brancos: “La Trucha de acero, 2017”, albariño, D.O. Rias Baixas da adega Finca Garabelos. “Mais alá”, godello, D.O. Valdeorras, adega SEBIO Viño de Encostas. “Ramón do Casar Nobre”, treixadura, D.O. Ribeiro, adega Ramón do Casar. Tintos: “Algueira, Fincas 2.017”, cainho e sousão, D.O. Ribeira Sacra, adega Algueira. “Quinta da Muradella. Bastardo”, merenzao, D.O. Monterrei, adega Quinta da Muradella. 4. 14 h. Na Capela Real, entronização de novos Irmandinhos e ladainha polos nossos irmandinhos no alem. 5. 14’20 h. No Claustro de San Marcos, aperitivo com empanada, lacon laminado á feira e variado de queijos galegos; vinhos da cata e no preciso branco godello e tinto mencia da Adega Quinta da Peza, D.O. Valdeorras. 6. 15. H. No Comedor Real, almoço com a seguinte ementa: 1. Vieira fresca encebolada e gratinada. - 2. Solombo de jato galego com cogumelos e espargos verdes. - 3. Tarte de Santiago e gelado de queijo do Cebreiro. Os vinhos, godello e mencia da Adega Quinta da Peza. Águas, Cafesinhos e chupitos. 7. Remate como sempre, muita conversa, cantares e música, silandeiras despedidas e esmorecendo até o último para chegar á casa alimentados corpo e alma.

Questões de Ordem: Agora já é urgente anotar-se pois precisamos saber com antecedência o número de assistentes, tanto para comunicar á Catedral como ao Hostal.

O sofrido Sanedrim, que não é responsável das quiméricas disquisições do Preboste e bastante fai com assobiar distraído, comigo vos envia seus abraços, nesta oportunidade apostólicos, já que nem Dionisio nem Baco parece que tenham aqui acobilho.

Nemésio Barxa.- Preboste da Irmandade dos Vinhos Galegos.