Xuntança Pontevedra, 24 de Setembro de 2016

Caros irmandinhos, confrades e confrarias vinícolas e enogastronómicas de aquem e alem Minho

O Supremo Sanedrim da esforçada e arriscada IRMANDADE DOS VINHOS GALEGOS, na sua reunião de 5 do mes em que andamos DECIDIU e a mim encomendou difundilo,

CONVOCAR PARA O DIA 24 DE SETEMBRO CAPÍTULO DO EQUINOCIO DE OUTONO, A CELEBRAR NA CIDADE DE PONTEVEDRA NO Parador Nacional. CASA DO BARON.

Sob o seguinte programa:

Como sempre, por volta das 12 horas recebimentos e reunião dos irmandinhos e demais confrades no patio central.

Advertimnos dificuldades para aparcar nas imediaciões do Parador, polo que recomendamos o parking do Mercado ou Zona Monumental, na rua Bos Aires, rente ao rio Lérez.(para os procedentes de Vigo existe uma combinação ferroviaria com saida ás 11'15 h e chegada ás 11'28 h. e regreso ás 19'06 ou 20'54 h.; desde outros lugares não é tam boa)

Seguidamente CATA comentada. 

Apresentaremos cinco vinhos brancos das cinco subzonas da D.O. Rias Baixas, que procuraremos constituam novidade comparados com os ja catados em anteriores juntanças.

Tambem será objecto de cata e comentario um tinto da D.O. Rias Baixas; da subzona do Salnés, polivarietal, con 90 puntos de Parker.

Não temos capela no Parador, polo que se há um número importantes de incorporaciões (não menos de tres) tratariamos de obter acubilho em alguma das capelas ou igrejas próximas. Avisade neste caso os que se incorporem, que sempre tenhem a oportunidade de facelo no mes de novembro (previsivelmente o 12) no Mosteiro de Santo Estevo de Ribas de Sil.

Ladainha polos nossos irmandinhos no alem na peza da antiga lareira do paço.

Acepipes no jardim do Paço, consistentes em:

Lascas de xamon ibérico; rulo de salmão e queijo; brocheta de xamon de pato e ananás; langostino "crujiente"; croquetas do Parador; tostas de roxon (torresmo) e queijo de Arzua; brochetas de raxo e verdurinhas.

Dependendo do tempo, almoço no patio exterior do Paço ou no comedor principal, consistente em:

- Pastel de Grelos e Gambas em espelho de creme de marisco
- Sorbete de mandarina aromatizada com augardente da terra.
- Peixe, dependendo do mercado,
- Sobremesa, a combinar.
- Aguas minerais, refrescos, cervejas, vinho e café.

A amenização habitual com novas incorprações.

A amizade perene.

Como de ordinario o Sanedrim mostra sua disponibilidade para resolver qualquer problema conjugal, respondendo pola honorabilidade correcção e afabilidade do irmandinho em questião e incluso para entregar carta de bom comportamento no evento para o regreso ao doce fogar. Tambem, como costumado, pede seriedade e premura no de apontarse para a convocatoria, nos seguintes c.e. e teléfonos: irmandadedosvinhosgalegos@gmail.com, nemebarxa@barxadvogados.gal, jmfanguiano@gmail.com, apascual@advgrupo.com,, 988228420 (Nemésio), 686964053 (Anguiano) e 636990336 (Angel)

O abraço sempre amigo, que vos mando polo aire agardando que (não sendo cousa de encantemento) regrese em figura humana, de

Nemésio Barxa.- Preboste