PROXIMO CAPÍTULO DEZANOVE DE SETEMBRO DE 2015.

Caros irmandinhos:

Depois de muitos atrasos a juntanza em Manzaneda pensó que foi muito gratificante tanto polo lugar como pola comida, ainda que alguns vinhos da cata não resultaram da calidade esperada.
Desde aquí é de agradecer aos irmandinhos de A Corunha a coragem para acudir ao convivio saltando todo tipo de dificuldades. A Irmandade adebeda-lhes uma bica, da que faremos entrega na próxima juntança.

Falando da próxima juntança; parecia que existia unanimidade no lugar escolhido, O Cebreiro, na consulta efectuada no remate do almoço. Noso Síndico, Anguiano, ja naquela noite asumiu a encomenda de contactar com a pessoa que ia fazer-se cargo das nossa hostes para todo o ceremonial capitular, concertando incluso uma entrevista em Ourense para adiantar o programa; ele felizmente marchava para a Estacion de Montaña de Manzaneda e desconhezia que este Preboste viajava de autobús metido num ninho de avesporas-irmandinhos que, sem aparente motivo, comenzarom a questionar o lugar escolhido e aprovado, figurando á cabeza dos revoltados o Secretario, Angel Pascual, e mais Benito Montero; que se a beleza das Rias Baixas era muito superior ao Cebreiro, que se ficava no Fin do Mundo, que se os acios na sazom era um espectáculo único na época da próxima juntança... de todo disserom... Ourense, Vigo e Pontevedra unidos numa maioria esmagadora.

Assim que para evitar sarilhos no seguinte día chamei ao Síndico e andivemos na procura de outro lugar que contenta-se á maioria, fose emblemático, estivese relacionado com o vinho e tambem fose novedoso, considerando que de estas caracterísitcas era o SOLAR DE SERRADE, em Monção (Sul do Minho, fronte a Salvaterra), um palacio da época napoleónica rodeado de vinhedos de albarinho.
Assim que irmandinhos, tomade nota, apontade no vosso telemovel, agenda, dietario, cerebelo, etc. que o Capítulo corresponden ao equinocio de outono celebrar-se-a O DIA DEZANOVE DE SETEMBRO EM MONÇÃO (Solar de Serrade), para o que ja temos combinado catar oito vinhos (5 galegos, dos que tres serám os considerados melhores na Gala D.O. Ribeiro en treixadura, blanco de colheiteiro e tinto mais outros dous da subzona de Condado e 3 portugueses, dos que dous som alvarinhos e outro tinto do Alto Douro). 

Tambem adiantamos e anunciamos que: O ANO 2.016 ALCANZAMOS OS 25 ANOS DE VIDA: E QUE O ANO 2.016 SERÁ O ANO LITERARIO DO NOSSO ROI XORDO, MANUEL MARIA FERNÁNDEZ TEIXEIRO. Polo que pretendemos vencelhar ambos acontecementos e celebrar o Capítulo do solsticio de verão do 2.016 na Terra Chá.

Falar-emos na próxima juntanza (repito: 19.09.15) e mentras tanto BOAS FÉRIAS e até o regreso.
Nota: O Segredario propon-me que aqueles irmandinhos que se anotem para as juntanças e depois não asistam sem aviso ou avisando no proprio dia (sem causa justificada) se tenham, a efectos de pago, como assistentes, precisamente em benefio dos que assistem e pagam, pois geralmente temos que concretar com dois dias de antecedencia o número de comensais, que é polos que cobra o restaurante.

Tambem falaremos.

Forte abraço de

Nemésio Barxa.- Preboste.