Xuntança Pazo Mariñán, 23 de Março de 2019

Pronto a passar este atípico inverno e próxima uma incerta primavera, possivelmente o único que temos fora de dúvida é que na Irmandade dos Vinhos Galegos celebraremos, muitos ou poucos, a primeira reunião do ano para felicitar-nos mutuamente o reencontro e atoparmonos aqui depois de ter despedido o ano anterior sem baixas involuntárias. O Sanedrín, como sempre, ocupou-se de que não falta-se nada para a cita do equinócio de primavera, com uma aproximação logística ás terras do norte em homenagem a nossos arriscados (por partida dupla, pois se arriscados somos todos eles ainda mais) irmandinhos das terras altas. Superados todos os atrancos e inconvenientes mais a lentidão dos tratos com a Administração, ainda que recebemos toda crase de facilidades por parte do Departamento de protocolo e da Coordenadora do Paço da Deputação de A Corunha, finalmente artelhamos proposta para uma reunião que, confiamos, será como sempre leda,divertida, instrutiva, alem de que nos descubrirá novas mostras do rico patrimônio arquitetônico e cultural galego.

Postas em comum todas as atividades de cada um dos membros do Sanedrín podemos proceder a convocar

CAPITULO DA IRMANDADE DOS VINHOS GALEGOS CORRESPONDENTE AO EQUINOCIO DE PRIMAVERA PARA O PRÓXIMO DIA VINTETRES DO MÊS DE MARÇO NO QUE ANDAMOS NO PAÇO MARIÑAN (Concelho de Bergondo, A Coruña)

Para isso convocamos a todos os Irmandinhos e a todas as Confrarias báquicas e enogastronómicas, amigas, de aquém e alem Minho, ainda que nesta ocasião desculpamos ás de alem Minho pois fica um bocadinho longe sem deixar de animalas polo especial do lugar onde nos imos reunir. Com o seguinte programa:

11’45 a 12 h. Chegada ao Pazo (barroco e neoclásico, rente do rio Mandeo, sec. XVIII) e reencontro dos assistentes. Para achegar-se ao Pazo penso que o caminho mais fácil é apanhar a AP-9 ou AP-6 até tomar o desvio Guísamo-Ferrol, AP-9, e a saída 2F-B, Bergondo Sada, para continuar em direção Mariñan; há indicações).
12 h. Cata de vinhos comentada num dos salões do Pazo.
Os vinhos dos que propomos cata som os seguintes:
brancos:
1. Blanco legítimo, da indicação geográfica protegida “Terra de Betanzos”.
2. Albariño do Pazo de Galegos, D.O. Rias Baixas, subzona do Ulla.
3.Godello da Adega A Coroa, da Somoza, D.O. Valdeorras, subzona de A Rua.
Tintos:
1. Ribeiro da Adega Coop. Cume do Avia, D.O. Ribeiro, subzona Avia. Polivarietal das castes Brencelhao branco, Souson, Cainho, Ferrón e apenas garnacha tintorera.
2. Mencia envelhecido em barrica da Adega A Coroa, D.O. Valdeorras, subzona Rua, As Somozas.
13’30 h. Capela do Pazo (retábulo original do se. XVIII), para entrionização, se houver, e ladainha polos nossos irmandinhos no alem.
14 h. Foto de família na escadaria exterior do Pazo.
Seguidamente aperitivo no terraço do Pazo (se o tempo o permite) ou na galeria interior, com produtos elaborados na própria cozinha do Pazo.
15 h. Almoço, também de elaboração no Pazo, consistente em:
Tomate templado com rulo de cabra e marmelada de pementos.- 
Llana de Ternera Estofada.
Tarta fina de mazá com gelado de baunilha e prebe de Tofee.
Café e chupitos.
O vinho tanto do aperitivo como do almoço será mencia e godelho de Alem do Val, D.O. Valdeorras.
17-17’30 h. Visita Guiada polo Pazo e jardins.
A partir das 18-18’30 regresso ao doce fogar, preparando de caminho todas as desculpas, explicações e justificações precisas.

Tomade nota, como sempre c.e. nemebarxa@barxadvogados.gal e tlf. 988228420, jmfanguiano@gmail.com e 686964053, apascual@advgrupo.com e 636990336 ou irmandadedosvinhosgalegos@gmail.com, insistindo na importância de que comencedes a anotar-vos já agora mesmo e se assim não fosse não vos demoreis pois necessitamos ter completo o número de assistentes antes do dia 18 de março. Sempre nos últimos dias este preboste anda com o coração passado de revoluções; aforrade-nos a ansiedade.

Resumo: 23.03.19. Pazo de Mariñam, 12 horas.

Confiando em abrazar-vos pessoalmente o dia 23, recebide o saúdo báquico e dionisíaco de este vosso amigo e Preboste

Nemésio Barxa.
Preboste da Irmandade dos Vinhos Galegos.