Magosto, 23 de Novembro de 2019

De novo FAGO SABER a todos os Irmandinhos, aos nossos confrades da Confraria do Vinho Verde, a todas as confrarias vinícolas e enogastronómicas de além e aquém Minho e a todos os homes e mulheres de boa vontade e devotos do vinho que O SUPREMO SANEDRIM DA IRMANDADE DOS VINHOS GALEGOS no tempo devido e dentro das suas obrigas estatuarias acordou, por unanimidad

CONVOCAR

e que eu, Preboste, no seu nome o pregoara e publicitara, a tradicional FESTA DA CASTANHA que, como já vem sendo costumado, vai-se celebrar NO MOSTEIRO/PARADOR DE SANTO ESTEVO DE RIBAS DE SIL (Nogueira de Ramuin-Ourense) O DIA 23 (VINTETRES) DE NOVEMBRO NO QUE ANDAMOS, do 2.019

E para geral conhecimento damos conta da proposta festeira:
- Sería bom que a gente fosse chegando antes das 12 h. para acomodar-se aqueles que tenham reservado quarto para a noite do sábado e para que o resto tome conta da beleza de este Mosteiro, cenóbio do sec. V e mosteiro a partir do XII , no que se combinam estilos românico, e gótico-renascimento e da sua igreja. Introduzir-se desde o exterior no Claustro dos Cavaleiros ou da Portaria, de estilo renascentista, com a magnífica cristaleira que fecha a parte posterior, numa atrevida e digna remodelação, e os passeios laterais, e ali começar a reunião com saudações, abraços e reencontros, conversas iniciais e apresentações de amigos e familiares que nos acompanharam.

- As 12 horas. No Salão de Cavaleiros, saúdo do Preboste, reconhecimento e agradecimento ao vinho e á castanha do que fizeram por sacar adiante a esta sofrida tribo galega, e inicio da cata comentada de 3 vinhos brancos das DD.OO. Ribeira Sacra, Valdeorras e Monterrei e 3 tintos da D.O. Ribeira Sacra. Designadamente:
Brancos: • “Guimaro”. Da adega “Guímaro”, em Sober, godelho monovarietal. • O Luar do Sil. Da adega “Pago de Capellanes”, em Seadur, Larouco, godelho sobre lias, anhada do 2016. • “Luxuria”, da adega “Vinos com personalidad”, de Pablo Vidal, em Castrelo do Val. Godelho e pequenos percentagens de Loureira e Dona Branca.
Tintos: • “Capricho”, de adega Pomte da Boga, monovarietal merenzao. • “Peza do Rei”, da adega Cachin, na Abeleda, mencia. • “A Casa de Arriba”, mencia,da adega da Terra Viticultores de Laura Lorenzo.

- As 13’30 desfile processional polo deambulatório do Claustro dos Cavaleiros com estandarte e música até a igreja para ali proceder, por parte do Preboste, á investir aos novos irmandinhos e dar leitura polo Secretario ao nosso tributo de amizade e lembrança aos irmandinhos no além. 14 h. Magusto em vivo e participativo no Claustro dos Bispos, românico e gótico-renascentista. E aperitivo com os seguintes produtos: Empanada de farinha de castanha com choco e níscalos. Taboa de queijos de vaca, “Azul de prestes”, de cabra “Touza velha” e de ovelha “Fragas do Eume” Croquetes de cozido galego. Música e vinho

- 14’45 h., ou mais. No comedor panorâmico, almoço tradicional, com
1. Caldo de Castanhas.
2. Perdiz com patacas dado, castanhas cozidas e pimentos verdes agridoces.
3. Gelado de requeixo e marrom glacê de José Posada Queimada oficiada polo nosso druida oficial Dr. Gestal. Café.

Os vinhos para o aperitivo e almoço serão o godelho e o mencia da Ponte da Boga, D.O. Ribeira Sacra. O pão de farinha de castanhas. Despiporre final com música a todo dar.

- Tocata e fuga, ou alojamento no Parador

Nota: A irmandade tem bloqueados dez quartos duplos no Parador por se algum quere passar a noite do sábado que se anote no 988010119, c.e. sto.estevo@parador.es até o 18.11; de momento já temos confirmadas seis reservas. Exceto para os de Lugo o melhor caminho para o Parador é chegar a Ourense e tomar a Av. Otero Pedraio, e seguir a OU-536 até o kmt. 7, passado o embalse de Cachamuiña, na rotunda há indicações do Parador e de embarcadoiro, tomar a estrada a esquerda e seguir todo direito até o desvio, sinalizado, para o Parador. Boa Viagem.

E agora o importante como sempre: Não deixes para o final anotar-vos; temos que saber quantos somos e quantos convidados imos trazer; temos que concretar com tempo no Parador e incluso nos vinhos para que nem falte nem sobre. Certo que já sodes muitos os que mostrardes boa vontade, mas ainda há que não é que não tenha mas que não mostra a boa vontade. Chamade, já saberdes. Como sempre irmandadedosvinhosgalegos@gmail.com, 988228420, nemebarxa@barxadvogados.gal, tlf. 686964053, jmfanguiano@gmail.com, tlf. 636990336, apascual@advgrupo.com. Se o poderdes fazer pisando a tecla de “responder” a este correio, melhor; se o deixardes para mais adiantes não demore-dês mais do 17 próximo. Vinde com cuidado; já vos encorajarei com a minha benção benevolente para que marche-dês ainda com mais cuidado. E o sempre abraço fraternal de este vosso

Nemésio Barxa.- Preboste da Irmandade dos Vinhos Galegos.