Convocatoria Festa da Castanha 2018 - 17 de novembro 2018

Aleluia, aleluia.

O Sanedrim de esta insuperável IRMANDADE DOS VINHOS GALEGOS empregou vários dias do mês de outubro em preparar a próxima reunião (outros em indagar que passava com o outono que deveria ter chegado, mas não acabava de chegar) que, renunciando ao solstício de inverno por pouco fiável, o substituímos como todos os anos póla grande FESTA DA CASTANHA, na que não só irmandinhos senão também acolheremos a convidadas e convidados para ter um dia de xoldra, rebuliço e confraternidade com a desculpa de homenagear á castanha, á que tanto deverem nossos devanceiros e á que tanto seguimos devendo no presente, acompanhada dos vinhos galegos que são alicerce de esta Irmandade; e todo no marco mais ajeitado de riqueza monumental e natural que nos oferece na Ribeira Sacra o Mosteiro de Santo Estevo e seu entorno, com o sempre magnífico acolhimento que nos proporcionam as instalações, pessoal e direção do seu Parador.

E tomado o acordo me encomenda

CONVOCAR A FESTA DA CASTANHA (lembrando sempre a Pepe Posada, terei que dizer “com mozas”) PARA O DIA DEZASETE DE NOVEMBRO DO ANO DO SENHOR DE 2.018, NO MOSTEIRO DE SANTO ESTEVO.

Que, cumprimentando a encomenda, transmito a todos os Irmandinhos, á nossa irmã Confraria do Vinho Verde, a todas as Confrarias enófilas e eno-gastronómicas amigas de além e aquém Minho e a qualquer outro amante do vinho galego que solicite admissão e o Sanedrim tivesse a bem conceder-lha.

A todos agradecendo nos comuniquem até 12 de novembro quem vai vir e quantos vão vir, ao c.e. da irmandade (irmandadedosvinhosgalegos@gmail.com), do preboste (tlf, 988228420 e nemebarxa@barxadvogados.gal), do Síndico (tlf. 686964053 e jmfanguiano@gmail.com) ou do Secretario (tlf. 636990336 e apascual@advgrupo.com).

O Sanedrim preparou o seguinte Programa:

Até 12 horas, chegada ao Parador de Santo Estevo (Nogueira de Ramuín, Ourense; desde Ourense, 29 kmts., o melhor caminho, sempre direção Terras de Trives, é apanhar Av. Otero Pedraio, seguir em estrada OU-536 direção Trives até passada a barragem de Cachamuiña, kmt. 7, e na 2ª rotunda, na que está indicado o Parador, tomar á esquerda a OU-0556 direção Luintra e seguidamente até o Parador, anunciado, de São Estevo), e ingresso no Claustro dos Cavaleiros (renascentista), recepção do Parador onde, pelo módico preço que procuraremos manter este ano de 50 €/pax, poderemos e deveremos retirar o justificante para tomar parte no festejo.
Ás 12 h. no Salão dos Reis começaremos com umas palavras de bem vinda e a seguir a cata comentada dos seguintes vinhos elegidos polo Síndico, revisados polo Secretario e ratificados polo pleno do Sanedrim:
- Brancos:
Abadia de San Campio, alvarinho monovarietal da subzona do Rosal, D.O. Rias Baixas.
Finca Garabelos, alvarinho monovarietal subzona do Condado, D.O. Rias Baixas.
Alberte doble lias. Treixadura e Lado, subzona Arnoia, D.O. Ribeiro.
O Soro, de Rafael Palacios, godelho, subzona da Rua, D.O. Valdeorras.
- Tintos :
Corullon, mencía monovarietal D.O. Bierzo.
A Coroa, mencía polivarietal, subzona A Rua, D.O. Valdeorras
Fisterra, sousom, brancelhão, espadeiro e merenção, D.O. Monterrei.
cataremos algum vinho de 160 e 400 €/bt.
13’15 h. Na igreja, juramento de novos irmandinhos e ladainha de lembrança aos irmandinhos que, involuntariamente, deixarem de acompanhar-nos.
13’45. No claustro dos Bispos (românico e gótico) fervorosa homenagem á castanha (ainda que tampouco foi este ano de castanhas) com um magosto em vivo e direto, de castanhas ofertadas polo nosso Síndico, e aperitivo a base de 1. croquetes de polo galego ao xilindró, 2. empanada de farinha de castanhas, rajo de porco celta , cogumelos e queijo de São Simon, 3. Variado de queijos.
14’30 h. tradicional almoço, no comedor panorâmico, para o que polo chef do Parador se nos ofertou: 1. Arroz cremoso de boletus, presunto e molejas de pato com gema de ovo escalfado e trufa. 2. Jarrete de vitela com osso glaseado e purê de patacas e castanhas.- Sobremesa de marrom glacê, queijo de castanhas e miráveis. 
Chupitos, café e queimada com o ritual das fadas.
O pão do almoço será de farinha de castanhas (muito saboroso) e os vinhos branco e tinto da Abadia da Cova (D.O. Ribeira Sacra)
Faladoiro, música e festa rachada.

No Parador temos bloqueados dez quartos temporariamente para os irmandinhos que optem por pernoitar, devendo fazer reserva com tempo (chamar ao 988010110) e invocando o nome da Irmandade para beneficiar-se de preço especial.

Comunico, convoco e pregoo a boa nova. Temos já relação de catecúmenos que prestaram juramento, mas se houve algum que se nos houvera esquecido, que por favor nos comunique.

É todo o que tem que dizer-vos, pelo momento, este sofrido amador vínico que vos envia um forte abraço báquico e dionisíaco até sábado 17 de novembro ou antes se precisares de mim

Nemésio Barxa.
Preboste de Irmandade dos Vinhos galegos.