FESTA DA CASTANHA 2015

Caros irmandinhos.

Benqueridas confrarias amigas báquicas e enogastronómicas de aquem e alem Minho. Antecipamos que, como todos os anos, celebraremos no mes de novembro a tradicional Festa da Castanha ou, como lhe gostava de chamar Pepe Posada, “Juntança com moças”. 

Ainda que algo a desmão seguemos a considerar como lugar mais acaido o Mosteiro de Santo Estevo de Ribas de Sil, tanto polo seu enquadre, paisagem, historia, atenção, ambiente e cozinha como pola sua disponibilidade para adaptarse a nosso pedido. Tomade nota de que temos fechado ja com a direção do Parador O DIA 21 DE NOVEMBRO para celebrar o convivio aberto da Festa da Castanha, que em breve convocaremos com indicação do programa de festexos e correspondente ementa que estamos a combinar. Há possibilidade de reservar quartos no telf. 988010110.

NOVAS

1.- Importante. O dia 9 de março de 1.991 nascia a nossa Irmandade dos Vinhos Galegos na primeira juntança, correspondente ao equinocio de primavera, no Pazo de Vilamarim. Polo tanto no vindeiro março cumplimos 25 anos que, estimamos, é tempo bastante para festejar o quarto de século transcorrido e desejar-nos longa vida. Nascida na provincia com mais DD.O. vinicolas, ainda que competindo em superficie cultivada con as Rias Baixas, mas referido sempre nosso objectivo a todos os vinhos galegos, consideramos que a Festa Aniversario deveriamos celebra-la em Compostela e, naturalmente, no edificio mais emblemático (fora da Catedral, para a que não conseguimos autorização) como é o Hostal. Tomade tambem nota de que temos previsto em principio, e só pendente de confirmação polo Parador, o dia 12 de março próximo, entre o dia do nascimento e o dia do equinocio de Primavera, para o Grande Capítulo de Aniversario. Havemos convocar, confirmar e informar. Gostariamos contar com a presência de todos os fundadores (activos ou com baixa voluntaria) e tambem dos que se forom incorporando nestes vintecinco anos de vida.

2.- O próximo Ano Das Letras Galegas ficará adicado ao nosso Rui Xordo, dom Manuel Maria Fernández Teixeiro. Haverá uma serie de actos literarios. Tambem nos havemos contribuir adicando-lhe o Capítulo do solsticio de Verão que pretendemos celebrar na Terra Cha e, de momento, o único lugar que atopamos como mais adequado é o Parador de Vilalva que, se não há outras propostas ou inconvinte, celebrar-iamos o dia 18 de junho.

3. Aviso. Anguiano não esquece sua proposta (unanimemente aprovada em Manzaneda) de celebrar um Capítulo no Cebreiro. Ficades advertidos.

De todo PRIMEIRO E MAIS IMPORTANTE: FESTA DA CASTANHA, convivio aberto, NO MOSTEIRO DE SANTO ESTEVO O DIA 21 DE NOVEMBRO. Idevos anotando.

Recebide um forte abraço, até a próxima comunicação de

Nemésio Barxa
Preboste.