Magosto Consuetudinário com Mozas 2010

Saibam quantos esta virem, que em uso das minhas funçoes, responsabilidades e privilégios, otorgados polo nosso Dom Roi Xordo, e como todos os anos polo Sam Martinho (de Tours), venho a convocar a nossa Grei, para celebrar o Magosto Consuetudinário com Mozas, cada um com a sua, da nossa Gloriosa, Impetuosa e Fachendosa Irmandade.

Se a Autoridade Competente nom o impedir, será no Medieval e Monástico Mosteiro-Parador de Santo Estevo de Ribas do Sil, Luintra, Ourense, Tlf. 00 34 988 010 110, email: sto.estevo@parador.es, e ali poderemos limpar o corpo no SPA, catar e cantar bons vinhos, fazer acto de contriçao dos pecados passados e se preparar o para os pecados vindeiros, que nom todo há de ser ascetismo e mortificaçóm.

Chegaremos ali às crónicas 12 horas em ponto, aproximadamente e segundo vaiamos chegando, passaremos a Cata-Prova comentada dos vinhos, constatanto a sua melhora constante, compensando o inflexível adevecer sos nossos corporais órgaos de gestóm. Passaremos seguidamente a uns acepipes e castanhas assadas e seguiremos à Igrexa, onde teremos uma piadosa memória polos nossos Irmandinhos mortos, agradecéndo-lhes a sua paciência de non nos reclamar ainda a sua presença.

Seguiremos a uma austera pitança de várias iguarias e viandas monacais, acompanhadas de Castanhas, rematando com umha queimada ritual de Confraternidade, con Brio e muita aguardente, acompanhado do nosso Cacofónico Coro de Vozes Brancas e Tintas.

Seguindo os Estatutos da Irmandade… “Cada um paga o seu, ainda que, se insistir, poderá deixar-lhe pagar o dos outros…”. Portanto, nom haverá convidados nem faremos prisioneiros. Os que desejarem ficar a repousar os esforços do caminho, as bebidas e as viandas, o preço especial do Parador é de 50 Euros a comida, e 128 Euros o quarto duplo e 109 o individual especial para roncadores, com SPA de aguas benedictas, incluido. Esquecin-me propositadamente de esclarecer e fazer constar que o dia Fausto e Alegórico, Consitudinariamente sinalado e o 13 de Novembro, Mes dos Mortos e das Papatórias

E isto e todo o que vos tenho que participar, para que vaiades informando se vades assistir, desistir ou persistir no velho hábito de aparecer sem avisar ou viceversa, que ja está isso a amolar a paciência deste sofrido Secretário, que vos amonesta a vos comunicar e dizer o que vades fazer, ainda que como sempre fagades o contrário, pois estamos na Galiza e nom em Sebastopol, onde melhor estaria este que suscreve e que o é, já que nom há forma de largar-lhe o chollo a algúm outro parvo que o queira ser.

Giuseppe Paussata,
Secretario dos Secretos e Outras Cousas