Xuntança Maceda, 15 de Junho de 2014

De ordem e mandato do nosso Rui Xordo, dom Manuel Maria Fernández Teixeiro, e por encomenda do nosso Secretario perpétuo dom Giuseppe Pousatta

FAGO SABER

a nossos esgrevios irmandinhos, ás animosas Confrarias amigas báquicas e enogastronómicas de alem e aquem Minho e, por si acaso, a todos os que esto lêrem, virem, escoitarem ou intuiren, que o Supremo Sanedrim em recente juntança decidiu confirmar as propostas ja anteriormente anunciadas e

CONVOCAR CAPITULO DO SOLSTICIO DE VERÂO PARA O 14 DE JUNHO A CELEBRAR EM MACEDA DA LIMIA,

data coidadosamente elegida para alertar com tempo á natureza, que ultimamemte anda bocadinho distraida, de que o seguinte sábado entra o verão e aproveitando que os gurus meteorologistas anunciam bom tempo, com o seguinte.

Programa:

11’45 h. a 12 h. para irmos chegando a Maceda (nos modernos carruagens sem cavalos aparentes, quando o lógico sería cavaleiro no seu cavalo) e aparcar na Praça da Vila para, com acompanhamento musical, ás

12 h Acto de benvinda no Concelho e, seguidamente, breve tasqueo na vila.

12’45 h. entrada no Castelo, acomodo e comenzo da cata dos vinhos elgidos para esta ocasião, brancos e tintos das seguintes D.O. e adegas: Godelho Adega Velha e Godelho Peza do Rei; Mencias, Sollio, Alodio, Vel'Uveyra e Peza do Rei (barrica)

14 h. curto passeio até a capela de S. Pedro para a habitual lembranza aos nossos irmandinhos no alem. A impossibilidade de conseguir capas para esta ocasião obliganos a adiar o juramento de novos irmandinhos. Há sombreiros.

14’30 h. Almoço no Castelo com a seguinte ementa: Acepipes variados do Castelo, nos que aseguramos ficaremos surpreendidos pola originalidade e variedade, entre os que queixo de cabra á pranche com mel de alecrin, caprichos de omelete de pataca com lagostinos ao alho, chupa chups de codorniz escabechada com pementa de Oimbra, arroz de povo.- Prato principal: anho da serra de Sanmamede assado ao forno, com leituga.- Sobremesa, tarta de chocolate com compota de frambuesas.- Cafés e licores.

Repousado e sossegado post-almoço com chanças, brincadeiras, música e canções a vontade até a despedida que pode ser aplazada (como certas indemnizações por despido) até o imediato Banhos de Molgas ou/e o mítico Allariz (possibilidade de banhos em ambas vilas) e para os mais piadosos a outra possibilidade de orar nos Milagros.

Recomendações: Como sempre, para anotarse, chamando aos tlfs 686964053, 988228420 ou bem aos c.e.: irmandedosvinhosgalegos@gmail.com, nemebarxa@barxadvogados.es, jmfanguiano@gmail.com, ou nachopereirac@gmail.com.

Anotarse não compromete a nada e serve para que nos fagamos uma ideia do número de comensais para os preparatiuvos da reunião, sempre que, se houver algúm impedimento, se nos avise com tempo a fim de não encarecer o preço final; os asistentes volo agradecer-emos; dádevos presa. Tambem se alguém a última hora gostaria assistir (essa manha, p.ex., que um acorda envolvido em grisú familiar) que não se corte por não ter avissado, malo será que não haja possibilidades culinarias e se não as houbese eu mesmo (ainda que sou de bom apetite) compartiria meu plato.

Não venhades com presa; saindo media hora antes da precisa pode-se chegar demorada e descansadamente. Se vos retrasades, p.f., chamade anunciando vosso atraso, para tranquilidade dos assistentes.

IN MEMORIAM:

Desafortunadamente quem ja não nos acompnhará nesta juntança nem sucessivas será nosso Irmandinho Xoan Pérez Labaca, que finou casi em acto de serviço. Orgaizou o nosso Capítulo de Mondaríz-Balneario, leunos um documentado comentario sobre Mondaríz e seus Balnearios na recepção no Concelho, contactou com os gaiteiros e acompanhounos em todo acto. Adiou acodir ao médico para poder assistir ao Capítulo; na segunda foi ao médico e ja ficou internado; falesceu apenas uma semana mais tarde. No velatorio asistiu representação da Irmandade.

Até breve, um forte abraço de

Nemésio Barxa.- Preboste,

Ourense, 26.05.14