Convocatoria Capítulo do solsticio de verão - Cambados 24 de xuño 2017

O Supremo Sanedrim de esta indispensavel IRMANDADE DOS VINHOS GALEGOS em reunião mantida o pasado dia 10 tomou o

ACORDO DE

CONVOCAR PARA O DIA VINTECUATRO DO MES EN QUE ANDAMOS, JUNHO, A CELEBRAÇÃO DA CONVIVIO CORRESPONDENTE AO SOLSTICIO DE VERÃO A CELEBRAR NO PARADOR DE CAMBADOS.

Acordo que eu, Preboste da Irmandade, comunico a todos os irmandinhos e, como sempre, a todas as confrarias enofilas e enogastronómicas, de aquem e alem Minho e ainda a aquelas que sem ser nada de esso queram compartir um bocado de alegría e de respeitosa adoração a nosso grande amigo vivificador O VINHO GALEGO (naturalmente previa inscrição, admissão e pagamento).

Tivemolo complicado, mas, como sempre, resolvimolo e confio em que com alto grao. O Sanedrím ratificou nossa anterior comunicação de urgencia mantendo a data a que nos compelem os Estatutos (mais ou menos, mais bem menos) e confiamos em que, como sempre, disfrutemos de umas horas de lecer e de amizade.

Sabedes que no Parador não existe capela, mas o Irmandunhio Nolo da Porta puso ao nosso dispor tanto o Pazo da Capitana como lugar de encontró e de parqueamento e o Pazo de Ulloa para a entronização, se houvera, e, em todo caso, leitura da ladainha para nosso irmandinhos ausentes ao seu pesar. Polo que mudaremos a habitual ordem dos atos e comezaremos polo ato na capela, depois caminhando demoradamente e de boa conversa salvaremos os apenas 200 m. que separam o pazo do Parador e continuaremos o resto do programa. Podemos deixar os automoveis no aparcamento do Pazo da Capitana ou substituir o passeio por traslado sobre rodas até o parking do Parador. 

O programa elaborado polo Sanedrim é o seguinte:

12 h. Recepção em Cambados, Pazo da Capitana, aparcamento, para continuar até o Pazo de Ulloa (alí imediato) no que lembraremos a nossos irmandinhos no além e daremos o “espadazo” a qualquera que se atreva entre os que temos em lista de espera.
12’45 h. Achegámonos ao Parador de Cambados para pasar á Sala onde celebremos a cata comentada de vinhos da bisbarra.
Os vinhos dispostos para catar, elegidos polo Sindico Anguiano e polo Secretario Angel Pascual, som os seguintes, e que Baco nos colha confesados:
Brancos:
ALBA DE MAR 2015, de adegas Albamar, Salnés, Albariño. 
NANCLARES 2015, de adega Nanclares, O Salnés, Albariño
ZARATE 2015, da adega Zárate, O Salnés, albariño.
MAR DE FRADES, albariño, da Finca Valimar e actualmente de Bodegas Ramón Bilbao
Tintos:
FENTO TINTO 2014, de adegas Fento Wines, sousom, espadeiro, pedral, mencia, cainho tinto e brancelhao.
VIVA LA VID A 2013, de adegas Lagar de Costa, espadeiro.
Ainda teremos uma sorpresa de um tinto muito especial do Salnés; e ainda que seja forasteiro, e como imos comer com ele (os que prefiram tinto), faremoslhe uma cata ao tinto, da D.O.Ribeiro, das adegas Vilerma.
Alá polas 14 h. sairemos ao patio, onde nos agarda um aperitivo de bem vinda e de muitos pergameos, consistente em: empanada de zamburiñas, croquetas de centola, tosta de salmão, tartaleta de gambas, brocheta de polvo, tosta de presunto ibérico, mosaico de queijos, cigarinhos de morcilha, brocheta de raxo e fritidos de bacalhau, tudo com seu acompanhamento de vinhos.
15 h., quando ja a fame apreta, passaremos á sala de jantares para degustar a seguinte ementa:
Salpicão de marisco e peixe.- Sorbete de mandarina ao aguardente.- Lombo de pescada com amêijoas e prebe de alvarinho.- Souffle gelado.
Vinhos brancos Mar de Frades e tinto Vilerma. Agua mineral (por aquelo do nosso querido druida Luis R. Míguez)
Queimada. Café e música em vivo e directo. Sobre 55 €

E depois cada rato a seu buraco.

Avisade com tempo: irmandadedosvinhosgalegos@gmail.com, Nemésio 988228420, Anguiano 686964053 (insistide), Angel Pascual 636990336, Nacho 629259393, nemebarxa@barxadvogados.gal, etc.

Saudos báquicos e dionisiacos de

Nemésio Barxa.- Preboste.