CAMINHA, 3 DE MARÇO DE 2012
De Ordem e mandato do Nosso Senhor Dom Roi Xordo, venho a convocar a nossa ilustre, lacustre e agreste grei , para se juntar o dia 3 de Março chuvoso, as 12 horas galegas e 11 portuguesas, na Praça da fraternal cidade de Caminha, já co recendo do proceloso Atlántico.
Seguindo os passos do nosso Pedro Madruga, Conde de Caminha, congregaremo-nos aló e celebraremos uma cata-prova crítica, comentada, discutida e concatenada, de vinhos transfronteiriços, com três alvarinhos da Galiza do Sul, e outros tres do norte do Minho, “et alii” nom determinados polo momento. Haverá acepipes ou aperitivos, ao gosto de cada falante.
Seremos recebidos na Cámara Municipal e caminhado por Caminha Rúa Dereita abaixo, chegaremos a visitar a Igreja da vila, onde elevaremos uma agarimosa lembrança aos nossos Irmandinhos aguardando por nós no Eternum. E seguiremos ao
Restaurante AMANDIO onde celebraremos uma ascético e frugal ágape, consistindo em entrada de vegetais salteados “a la mode do Caminhante” , Lubina ou robalo selvage à Desembocadura, e Queixos e Fromages a esgalla. Temos pedido um Pudding ao Abade de Priscos, e confiamos poder harmonizalo com um LB Vintage Port dos bóns e generosos…!
Até Caminha nom há que pagar portagem, cousa de celebrar nom só por poupar depesas, senom ainda mais pola moléstia de nom saber como fazê-lo. Tentaremos de levar omnibús-carrinha ou chegar polo nosso Pai Minho em batiscafo, que tambén será admitido como medio de locomoçom.
E sobreviviremos , que para isso nos dará forças o espíritu do Vinho, a pesare dos agoreiros augures que tentan estragar a nossa gana de viver. Podem os banqueiros, os políticos e os encantadores levar-se o nosso dinheiro, mas nom deixemos que se leven a nossa alegria, o nosso esforço e o nosso ánimo …! ¡SURSUM CORDA!
Este que o é, enquanto nom deixe de sê-lo, e que aqui fica,para o que seja de mandar e de serviço, o vosso Secretário Perpétuo mentres dure:
Giuseppe Paussatta
Irmandade dos Vinhos Galegos